tudo que você precisa saber sobre seguros

BLOG & INFORMAÇÕES

‘Seguro de vida? Eu não preciso! Não vou morrer já!’

Numa época em que procuramos cada vez mais cortar gastos, é uma tentação usar o orçamento familiar em despesas imediatas: pizza, shopping, TV a cabo, roupas, viagens, lazer em geral... E, se o orçamento estiver apertado, é mais difícil ainda sobrar qualquer troco no final do mês, pois estamos sempre com novas necessidades.

Com tudo isso, fica geralmente em segundo plano a necessidade básica da família: a proteção contra o maior “imprevisto” que pode acontecer: a mudança no rumo da vida!

A vida é sempre planejada para se chegar aos 80, 90 ou 100 anos. O casal de namorados se casa, tem filhos, cuida pra que os filhos tenham a melhor formação e o auxiliam no melhor caminho deles até se tornarem adultos.

Mesmo adultos, ainda muitos precisam dos pais como ponto de apoio... E o que dizer então das crianças que perdem cedo seus pais? Como fica o curso da vida dessa criança, o que ela vai perder com isso?

Certamente, o seguro não traz de volta o carinho do pai ou da mãe. Não consegue dar os conselhos, não consegue fazer essa pessoa participar ativamente da vida da criança. Mas ele cumpre um papel fundamental: permite a reorganização familiar com mais recursos.

Se um membro de uma família é responsável por mais de 50% da renda familiar e vem a faltar, além da dor da perda, a família será obrigada a mudar toda a expectativa de vida por sérios problemas financeiros.

As crianças já não terão o mesmo amparo de antes. Isso já é um motivo mais do que importante para ter um seguro de vida. Um seguro de vida é um ato de amor, pois ninguém faz um seguro pensando em si (embora existam coberturas para se usar também durante a vigência), mas faz o seguro para dar tranquilidade à sua família, na sua falta.

Ao contrário dos países desenvolvidos, no Brasil o seguro de vida não é prioridade das pessoas. Chegam a ser engraçadas as razões pelas quais não se contratam este seguro, como:

“Quem contrata seguro de vida, morre.” OK. E quem não contrata? É imortal?

“Não pretendo morrer agora, sou muito novo.” OK, eu também não pretendo. Mas, infelizmente, não sabemos se vamos morrer hoje, amanhã ou daqui a 50 anos. E o seguro só pode ser contratado com o cliente estando saudável. E, quanto mais jovem, mais barato.

“Se eu tiver seguro, minha mulher vai me matar.” Você acredita mesmo nisso?

“Seguro não é bom porque a mulher vai gastar com o outro depois.” Você já parou pra pensar que uma mãe de família que fica viúva e tem uma reserva financeira de um seguro consegue se planejar para colocar a vida financeira da família em ordem? Já uma viúva que ficou com a família pra sustentar e sem dinheiro certamente estaria mais fragilizada, o que a tornaria muito mais propensa a ter um novo relacionamento...

“Seguro de vida é caro!” Existem muitas opções, certamente uma se encaixa no seu perfil.

“E depois, se eu não morrer, eu perco tudo?” Morrer, todos nós vamos. A questão na verdade é saber se você terá ou não o seguro vigente quando você morrer. Se você pagar o seguro por um mês e vier a faltar, seus beneficiários receberão o valor total da cobertura! Se você pagar por 50 anos e viver, acho que é mais um motivo pra comemorar do que pra se arrepender...

Os seguros em geral têm algumas premissas sobre os eventos: os eventos do seguro não podem ser certos (ou seja, você não pode contratar um seguro de casa tendo a certeza de que acontecerá um incêndio). Devem ser duvidosos e o seguro também não pode ser um meio de enriquecimento. Eles devem apenas repor a perda sofrida por um evento incerto.

O seguro de vida é a única exceção à regra: o evento é a única certeza da vida (a morte). E o seguro de vida permite que você escolha o seu amparo. Não é a seguradora que vai dizer quanto vale a sua vida para a sua família, do ponto de vista financeiro. É você que vai estipular esses valores. Geralmente, uma cobertura razoável leva em conta 24 a 36 vezes a renda mensal do indivíduo.

Quer saber mais? Dá uma passadinha aqui na Patuá Corretora de Seguros e podemos conhecer os planos. Eles custam menos do que você imagina!

© Patuá Corretora de Seguros, todos os direitos reservados.